18 de fevereiro de 2015

Hipotireoidismo: o que é isso?

Primeiramente, o hipotireoidismo é uma deficiência na produção dos hormônios da tireoide, o T3 e T4, que por sua vez são essenciais para o bom funcionamento dos nossos sistemas. A maioria das pessoas apresentam sintomas como metabolismo lento, falta de energia, depressão, alteração do ciclo menstrual, oscilação de humor, entre outros. As mais atingidas somos nós mulheres (que injustiça :s), e a cautela deve ser maior em grávidas, pois a falta do hormônio pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê.

Imagem (via)
Essa doença é diagnosticada pelo endocrinologista por meio de um exame de sangue (através da taxa de TSH). Geralmente, tem uma ligação de hereditariedade e por isso a importância do teste do pezinho (em recém-nascidos).

Imagem (via)
Decidi falar sobre esse tema porque sei que muitas pessoas ainda não são esclarecidas quanto a ele, e podem tratar como preguiça ou tristeza um problema que é bem mais sério e grave. O mais importante é que o hipotireoidismo tem tratamento, basta tomar a medicação que repõem o hormônio e seguir sua rotina normalmente.

Espero ter ajudado de alguma forma,

Vanessa Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário