17 de abril de 2019

Absorvendo o Tabu - Documentário Netflix

Olá, minha querida,

netflix
Você já parou pra pensar como seria sua vida hoje sem absorventes? Pra nós mulheres, o absorvente é um item essencial no nosso cotidiano e podemos encontrá-lo em farmácias e supermercados. Mas, ainda existem países em que o uso do absorvente, assim como tantas outras coisas que julgamos comuns para mulheres, ainda é uma questão velada. O documentário da Netflix - Period end of sentence ou para o português, Absorvendo o Tabu - ganhador do Oscar de melhor documentário curta-metragem em 2019, traz a realidade de Hapur, zona rural da Índia, onde o estigma da menstruação persiste.

Menstruação

Absorvendo o Tabu mostra que a menstruação, na zona rural da Índia, onde a informação ainda é de difícil acesso, é entendida pelos homens como uma 'doença que atinge mulheres'. Por isso, as mulheres em período menstrual deixam de fazer atividades corriqueiras, como ir à escola, por medo ou por vergonha de sua condição. A própria religião do local exclui as mulheres, impedindo-as de entrarem no templo se estiverem menstruadas, pois são consideradas impuras. 

Casamento e trabalho

feminismo
Na Índia, a mulher ainda não tem quase nenhuma liberdade. Não é incentivada a trabalhar e vive apenas para o lar. O documentário mostra a história da Sneha, que para enfrentar uma sociedade patriarcal e machista, quer se livrar do casamento e ser reconhecida, não pelo sobrenome de um marido, mas, por seu próprio nome. Ela estuda para a prova da Polícia de Deli e trabalha junto à cooperativa de mulheres, produzindo e vendendo absorventes de baixo custo.

Projeto de absorventes de baixo custo

feminismo
Para absorver o fluxo menstrual, as mulheres usam panos velhos (tirados de roupas ou lençóis que não servem mais) e, depois de usados, os enterram. Esse tabu em relação à menstruação, impede as mulheres de ter uma higiene adequada, o que pode levar a infecções e até a morte. Um dos propósitos do documentário Absorvendo o Tabu é mostrar o trabalho de Arunachalam Muruganantham com uma máquina para produzir absorventes de baixo custo. O 'The Pad Project' visa ampliar o número dessas máquinas, e pode ser ajudado por bem feitores de todo mundo através do site www.thepadproject.org.

Espero que você tenha gostado do resumo e recomendo fortemente que assista o documentário. É importante que tenhamos consciência dos problemas enfrentados por outras mulheres e da forma que pudermos, ajudarmos e divulgarmos projetos que auxiliem a conquista dos nossos direitos a uma vida plena.

Beijos, 
Vanessa Tavares.

- x -

Wishlist - livro de mulheres inspiradoras

comprar livros


Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário