10 de abril de 2019

Felicidade por um fio - Filme Netflix

Olá minhas queridas,

vocês já assistiram algum filme que as fizeram refletir sobre seus conceitos e julgamentos a respeito da sua própria vida, seu comportamento e sobre as coisas tem valor para você? Então, isso acontece comigo em algumas histórias do cinema, e é sobre os questionamentos despertados por uma dessas histórias - o filme da Netflix Felicidade por um fio - que vim falar com vocês.

netflix
Esse filme, baseado no livro 'Nappily Ever After' da Trisha Thomas, conta os dramas de Violet Jones (interpretado por Sanaa Lathan) com a autoaceitação de imagem. Desde criança, sua mãe, afroamericana, queria que a filha estivesse sempre impecável diante das pessoas e isso implicava alisar todos os dias seu cabelo. Além de uma obrigação, cuidar para que o cabelo  de Violet estivesse sempre liso e no lugar virou uma obsessão de sua mãe, privando-a de várias atividades infantis, como correr, suar, tomar banho de piscina com os amigos etc. Sem dúvidas essa educação a marcou pro resto da vida. O foco principal do filme é a aceitação do próprio cabelo, porém, é possível abstrair muito mais que isso!

netflix
Necessidade de manter as aparências...

Uma das grandes lições de Felicidade por um fio é que quando existe a necessidade de manter as aparências, a vida passa a representar uma grande mentira, que uma hora ou outra vai cair por terra. Tentar esconder características verdadeiras da sua personalidade é algo para além de estar enganando outras pessoas, é uma autossabotagem. No filme, Violet tenta manter as aparências em seu relacionamento amoroso e no trabalho, achando que só demonstrando a perfeição vai conseguir ser bem sucedida nos negócios e casar com seu namorado médico.



netflix
A busca pelo padrão de beleza

O filme Felicidade por um fio fala sobre a escravização causada pelos padrões de beleza. Eu não estou dizendo que você não deva melhorar algo que te incomoda no seu corpo, pelo contrário, cada uma deve fazer o que tiver vontade para se sentir bem, bonita, confiante. A questão não é essa! O problema é quando alguma coisa te impede de viver plenamente, de fazer as coisas que tem vontade, ou realizar seus sonhos, só porque você não se encaixa nos padrões de beleza. Isso tem relação com desenvolver a autoestima, o amor próprio.



netflix

A expectativa da felicidade no outro

A grande frustração que faz com que Violet mude sua forma de ver a vida, é o término do seu relacionamento com o namorado médico, cujo ser ela depositava toda a sua expectativa de felicidade. E ela não é a única! Quantas histórias nós vivenciamos ou escutamos de amigas que ficaram no fundo do poço após um fim de namoro, casamento etc, acreditando não poder viver feliz sozinha. Esta é a questão aqui: Cada uma de nós precisa se amar tanto a ponto de ser feliz sozinha! Isso não é egoísmo! Só dessa forma é possível ter um relacionamento saudável, sem depositar pressão e expectativas na outra pessoa.

Então, essas foram as minhas reflexões sobre o filme. Alguém aí ficou com vontade de assistir Felicidade por um fio? Se você já tinha assistido, comenta aqui em baixo o que achou do filme, se teve outras impressões sobre ele e quais lições ele te passou. Espero que vocês estejam gostando do conteúdo do blog! Sugestões de pautas pelo blogescritoriofeminino@gmail.com.


Beijos, 
Vanessa Tavares.

2 comentários:

  1. Parabén Vanessa, pelo belo comentário. Me influenciou a colocar o filme em uma lista de prioridades!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que bom! Espero que você goste e se emocione com o filme, como foi comigo. Obrigada pelo seu comentário, espero vê-la sempre por aqui!

    ResponderExcluir