8 de abril de 2019

Grupo Somma - Juntas somos mais!

Olá meninas queridas,

Escritório Feminino não tem esse nome por acaso! Aqui no blog pretendo dar espaço para projetos empreendedores que inspirem todas nós e tragam consigo, além de lições de sororidade, gestos concretos de empoderamento feminino. Hoje é dia de apresentar pra vocês o Grupo Coletivo Somma, do qual sou participante desde setembro do ano passado. Eu tive a felicidade de ter entrevistado, via internet, a idealizadora deste projeto lindo, e a agradeço por gentilmente responder as minhas perguntas. Garanto que vocês vão amar!

Sobre a idealizadora do Somma:


Neusa Coelho é gaúcha, administradora, gestora ambiental e especialista em sistemas de gestão padrão ISO. Formou-se em sua primeira graduação em 2009, porém iniciou sua trajetória dez anos antes, em uma pequena cidade do extremo sul do RS chamada Rio Grande, onde nasceu. Desde então, complementou sua formação inicial e passou por empresas dos mais variados portes e ramos de atividade, inclusive multinacionais. Atuou na construção de plataformas de petróleo e descobriu a paixão pela área de energias renováveis em 2011. Tornou-se figura reconhecida na implantação de sistemas de gestão em construções de grandes projetos de energia eólica por todo o Brasil, trabalhou em 12 estados brasileiros e no país vizinho Uruguai. Paralelo às suas atividades principais foi docente em entidades que formam jovens profissionais. Contudo, o que realmente faz seus olhos brilharem é o trabalho voluntário, que realiza desde os quatorze anos de idade. Filiou-se à Cruz Vermelha Brasileira, a Parceiros Voluntários e a Junior Achievement, onde atua ainda hoje. Mudou sua própria realidade e realizou seus sonhos através do seu trabalho em um ambiente predominantemente masculino. E por sempre acreditar na competência profissional feminina, defender a inserção das mulheres no meio empresarial e despertar nas mesmas a autoconfiança, em 2016 criou o Grupo Coletivo Somma.


Escritório Feminino - O que é o Somma?
Neusa Coelho -  O objetivo inicial do primeiro grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas era manter unidas e motivadas 6 amigas que estavam desempregadas após o término de uma obra. Hoje o cenário e o objetivo foram ampliados de uma forma incrível.
A razão da existência do Coletivo Somma é difundir entre as mulheres, ferramentas para mudar sua realidade profissional e consequentemente, refletir os resultados positivos em sua vida pessoal. Promove o empoderamento profissional feminino de forma coletiva, onde todas se apoiam, trocam experiências, dicas e informações sobre o mercado de trabalho e ainda divulgam vagas nas mais diversas áreas em todo país.
O alicerce do Coletivo Somma são a educação, a formação, a informação e o desenvolvimento profissional, como aliados das mulheres na busca pela mudança de sua realidade. O Coletivo Somma defende a igualdade entre gêneros e que homens e mulheres devem ser tratados de forma justa na esfera profissional. Através do Coletivo Somma, as mulheres fortalecem seu poder de expressar e defender seu perfil profissional, fortificam sua identidade, aprimoram sua autoestima, ampliam sua autoconfiança e, principalmente, exercem controle sobre suas ações no âmbito profissional.

Imagem via Instagram @sommamulheres
Escritório Feminino - Quais as ações do Grupo Somma?
Neusa Coelho - O Coletivo Somma conta com um sistema de cadastro para controle de acesso ao grupo, garantindo a segurança das integrantes e disponibiliza para recrutadoras um banco de currículos com perfis cadastrados. Reúne documentos e artigos relevantes em uma pasta compartilhada e estabelece uma agenda semanal com captação de novas integrantes, discussões sobre temas relevantes para o universo profissional feminino, atividades de interação, vídeos com dicas sobre currículo, Linkedin, entrevista, network, empregabilidade, e outros temas importantes para as mulheres.

Escritório Feminino - Qual a abrangência atual do Grupo Somma?
Neusa Coelho - Com indicações frequentes de novas integrantes, o grupo se multiplicou e hoje o Coletivo Somma marca presença nas redes sociais, conta com mais de 1200 integrantes divididas em 24 grupos. É mantida uma página no Instagram e também é possível constatar pelos comentários que recebem no Linkedin que o Coletivo tem muita credibilidade e reconhecimento.
Atualmente os grupos são divididos por área:

  • ADM, Gestão, Finanças, Contábeis, Fiscal, Compras. 
  • Direito. 
  • Comunicação, Marketing, Propaganda e Publicidade. 
  • Qualidade, Meio Ambiente, Agronomia, Saneamento, Pesca. 
  • Recursos Humanos, Psicologia, Gestão de Pessoas, Coach. 
  • Saúde, Nutrição e Alimentos. 
  • Segurança do Trabalho. 
  • Civil, Edificações e Arquitetura. 
  • Elétrica, Telecom, Automação, Eletrônica, Energia, Mecatrônica e Eletrotécnica. 
  • Mecânica, Pintura, Solda, Montagem e Química. 
  • Produção, Logística, Planejamento, Transporte, Armazenagem. 
  • Vendas e Comercial. 

Também estão disponíveis grupos dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pará, Maranhão, Piauí e Amazonas.

Que projeto espetacular, heim meninas?! E a gestão do grupo e de seus serviços é um trabalho voluntário, realizado exclusivamente pela sua idealizadora Neusa Coelho, sem retorno financeiro por sua dedicação. Por isso, só temos a agradecer e ajudar no que for possível a divulgar o trabalho dela! Você se interessou e quer Sommar? Basta se conectar à Neusa Coelho pelo Linkedin e aguardar contato.

- x -

Se você gostou deste texto, compartilha com suas amigas para ajudar o crescimento do blog! E se você conhece outros projetos como esse ou tem sugestões de pautas, me manda um e-mail através do blogescritoriofeminino@gmail.com. Eu vou adorar receber!


Beijos,
Vanessa Tavares.

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Gratidão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, essa ação ajuda muitas mulheres a promover sua mudança interior e profissional!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito e achei muito interessante. Parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocês gostaram, meninas! Espero que vocês continuem acompanhando o Escritório Feminino! Adorei a nossa interação!

      Excluir