27 de maio de 2020

Aperfeiçoamento profissional em tempos de pandemia

Olá, leitoras queridas.

Como vocês estão nessa quarentena de pandemia? Espero que estejam se cuidando, mantendo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde): ficando em casa (para quem pode), usando máscara ao sair e higienizando as mãos com álcool em gel ou, água e sabão. Que período desafiador esse ano de 2020 está se mostrando! O Covid-19 veio para fazer o mundo refletir sobre inúmeros aspectos e mudou drasticamente a forma como vivemos, não é verdade? Manter o isolamento social obrigou as pessoas, entre outras coisas, a conectar-se ainda mais na internet.

quarentena
Fonte: Pinterest

O homeoffice (trabalho em casa) e o ensino virtualizado (ou EaD - ensino a distância) ganharam a adesão das pessoas que tem acesso a essa tecnologia em casa. No Brasil, esse cenário de crise sanitária trouxe a superfície das discussões um problema conhecido de sempre: a desigualdade social, dessa vez revelada pela falta de inclusão digital de grande parte da população do país. Mas, esse assunto dá outro post imenso...

Hoje eu venho falar com você, privilegiada, que tem acesso a tecnologia da informação (TI) e quer fazer bom uso dela. Você pode usar esse período de quarentena pra se aperfeiçoar profissionalmente e ter um currículo diferenciado quando tudo isso passar. Trago aqui algumas plataformas que disponibilizaram cursos gratuitos.

#SENAC
aperfeiçoamento profissional
Fonte: Pinterest
O SENAC liberou diversos cursos na modalidade Ead, inclusive com certificado. Dentre as áreas dos cursos gratuitos temos: 
  • Meio Ambiente e Saúde;
  • Gestão e Negócios;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Para ter acesso a mais informações dos cursos gratuitos do SENAC e fazer a inscrição clique AQUI.

#SENAI
Outro órgão que liberou acesso gratuito a cursos EaD foi o SENAI. Entre as áreas ofertadas estão:
  • Finanças pessoais;
  • Fundamentos de logística;
  • Lógica de programação;
  • Noções básicas de mecânica automotiva;
  • Segurança no trabalho.
Se você se interessou em algum desses, clique AQUI para ir ao site de inscrição.

#Udemy
A Udemy é uma das maiores plataformas para cursos online que eu conheço. As aulas são feitas por profissionais independentes que hospedam seu conteúdo por lá. Agora na pandemia, eles disponibilizaram cursos gratuitos em várias áreas, principalmente de informática. Se quiser ver a lista, clique AQUI.

#Coursera
Essa dica é para as meninas que estão no ensino superior ou pós-graduação. A Coursera é uma plataforma que reúne cursos de Universidades e Empresas do mundo inteiro. Geralmente os cursos são na língua inglesa, o que eu vejo como positivo, pois ainda pode ajudar você a desenvolver essa habilidade. Você pode acessar a plataforma clicando AQUI.

#IFRS
Se, por outro lado, você é uma leitora que ainda está cursando o ensino médio ou estudando pra fazer as provas do ENEM, eu recomendo as aulas de Ciências Exatas e Ciências Humanas, além de muitas outras que eles disponibilizaram AQUI.

Bom, eram essas plataformas gratuitas que eu queria apresentar para vocês. Espero que tenha sido útil! Ficarei feliz se você puder indicar para alguma amiga que também está buscando se aperfeiçoar profissionalmente nessa quarentena. Lembre-se: juntas somos mais fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário